Rua Severo de Almeida, 954
83880-000 - Rio Negro/PR
www.simovem.ind.br
simovem@simovem.ind.br
(47)
3645-3520
(47) 3641-6407
A elaboração do IFN (Inventário Florestal Nacional), iniciada em 2005, deve ser concluída em 2018. O IFN é um levantamento coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro, órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, e reúne diversas instituições nacionais e estaduais que participam da realização do inventário em todo país.
O objetivo principal é produzir informações sobre os recursos florestais, de matas e florestas naturais e plantadas que são mensuradas a cada cinco anos, para subsidiar a formulação de políticas públicas em uso e conservação de recursos florestais.
O grupo responsável pelo trabalho esteve recentemente na reserva legal da Embrapa Arroz e Feijão, em Goiânia, para realizar o levantamento e apresentar o andamento do trabalho. A Embrapa é parceira do IFN desde o início do projeto, desenvolvendo metodologias de coleta de dados. Esta metodologia tem uma diversidade de variáveis e envolve a parte biofísica - o que existe de árvores, coleta de solos para obter informações sobre carbono, variáveis de qualidade e sanidade de árvores, entre outras variáveis, para se identificar o potencial de uso e conservação daquela floresta.
O componente socioambiental também é incorporado na pesquisa e se refere ao envolvimento das famílias que vivem próximas às áreas florestais e como elas se interagem com a floresta.
Atualmente, os pesquisadores do IFN realizam levantamento na região do Cerrado, onde já concluíram mapeamento em Rondônia, noroeste do Mato grosso e sudeste do Pará. "O levantamento vai cobrir todo o país e a equipe tem uma grade de 20 em 20 km para fazer o inventário que é repetido a cada cinco anos até se concluir todo o país", informou o engenheiro florestal do Serviço Florestal Brasileiro, Guilherme Luís Augusto Gomide, coordenador do projeto em nível nacional.
Com informações da Embrapa