SIMOVEM

Sindicato das Indústrias de móveis, Marcenarias, Carpintarias, Artefatos de Madeiras, Serrarias, Madeiras Laminadas e de Painéis de Madeira Reconstituída de Rio Negro

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Norma técnica de portas de madeira passa por revisão

Comissão trabalha para fazer adequações às exigências de desempenho da construção civil

clique para ampliarQualificação se tornou essencial para as indústrias de portas de madeira (Foto: Pixabay)

A Comissão de Estudos que trata a norma técnica NBR 15930, referente a portas de madeira para edificações intensificou seu trabalho para a revisão da parte 2 sobre os requisitos descritos no documento. O objetivo é fazer as adequações à norma de desempenho da construção civil (NBR 15575), publicada em 2013.

A expectativa é de que o novo texto da NBR 15930 seja enviado para consulta pública ainda em 2016. Esta atividade está sendo realizada pela Comissão de Estudos no âmbito do Comitê Brasileiro da Madeira (CB-31) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A revisão da norma vai permitir um avanço na especificação das portas por desempenho, pois devem ser incluídos requisitos que contemplam, por exemplo, esforços mecânicos e ciclos de abertura e fechamento. Paralelo a isto, a Comissão de Estudos trabalhará na continuação da elaboração dos textos-bases das partes que dizem respeito aos requisitos de desempenho adicionais, como isolamentos acústico, térmico e às radiações, resistência ao fogo, segurança anti-intrusão, acessibilidade e saída de emergência; e à instalação e manutenção.

Avaliação

O setor produtivo avalia que a revisão da norma representa um avanço no processo de melhoria da qualidade de fabricação das portas e na forma como o setor da construção adquire o produto. O Comitê de Portas da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) é uma das entidades, por exemplo, que está acompanhando este trabalho para atender às necessidades das indústrias e dos clientes.

De acordo com a entidade, os fabricantes de portas de madeira se organizaram para colocar no mercado não apenas produtos conformes à NBR, mas também certificados e reconhecidos pelo Inmetro. Isto porque estão atentos à tendência de mais exigências dos compradores por mais qualidade e padronização - principalmente por parte das construtoras.

A busca por qualificação se tornou essencial para estar e atuar neste mercado. Entre os processos que oferecem certificação neste sentido está o Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME). Desde 2014, é possível encontrar no mercado portas com a certificação da ABNT. Até setembro de 2016, 17 empresas possuíam algum produto certificado.

As indústrias selecionam produtos para passar por esta avaliação, que consiste em nove ensaios até alcançar a certificação. Com a revisão da norma, devem ser incluídos outros dois.

Com informações da assessoria de imprensa

Congresso Nacional Moveleiro: satisfação da maioria dos participantes na edição 2016Ministro da Indústria vem ao Paraná para lançar oficialmente o programa Brasil Mais Produtivo