Rua Severo de Almeida, 954
83880-000 - Rio Negro/PR
www.simovem.ind.br
simovem@simovem.ind.br
(47)
3645-3520
(47) 3641-6407
Os problemas econômicos pelos quais passam o país têm afetado variados setores produtivos e a cadeia da madeira não ficou à margem desse processo. É preciso adaptar e procurar alternativas para o negócio, o que inclui novas frentes de mercado.
Na opinião do gerente administrativo da indústria de Móveis Machado, Josmar Nickel, os últimos meses do ano, quando há expectativa de aquecimento do mercado, podem reservar uma surpresa. “Fazemos uma aposta nas festas de final de ano, quando sempre temos um aumento no número de compradores. As pessoas investem nesse período”, contou.
Segundo Nickel, a chegada da crise provocou uma pequena alteração no foco da fábrica, que tem na exportação um dos seus pontos fortes. “Passamos a fazer uma linha mais popular na tentativa de ampliar mais o número de clientes”, comentou.
O atual momento da economia faz com que os industriais do setor madeireiro procurem novas frentes. Nickel, por exemplo, também vem tentando fechar contratos por meio das rodadas de negócios promovidas pela Fiep. “Infelizmente não conseguimos fechar parcerias, mas sempre estamos indo atrás de alternativas”, salientou.
A busca por alternativas conforme o andamento do mercado faz parte da história da empresa. Nos anos 1960, quando havia crise de energia no país, o patriarca Osvaldo Machado decidiu que a Móveis Machado, em Mandirituba, iria atuar neste segmento, produzindo rodas d’água. A partir daí, a empresa entrou definitivamente na cadeia produtiva. “Hoje aliamos muita tecnologia a tudo que fazemos”, comentou.