Rua Severo de Almeida, 954
83880-000 - Rio Negro/PR
www.simovem.ind.br
simovem@simovem.ind.br
(47)
3645-3520
(47) 3641-6407
A implantação das ações do projeto Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios (Inseri), que vai capacitar e prestar consultoria a cerca de mil pequenas indústrias voltadas para o mercado internacional, foi um dos temas centrais do Workshop Projeto Inseri, realizado no final de outubro, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), parceira do Sebrae na iniciativa. Segundo o diretor de desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, o objetivo é atuar na criação de empresas exportadoras.
“Vamos trabalhar para aumentar as exportações brasileiras. Por isso, é importante entender o papel das pequenas indústrias nas cadeias produtivas”, disse Abijaodi. Para ele, será fundamental conhecer as experiências e os detalhes dos projetos em cada estado de modo que o ambiente de trabalho do workshop se estenda à esfera regional. “Há muita sinergia e ação complementar entre Sebrae e CNI. Com esse projeto vamos buscar o potencial regional de cada instituição, tendo em vista melhorias na gestão das pequenas indústrias para aumentar sua capacidade competitiva”, assinalou.
Por meio do programa, as pequenas indústrias vão receber capacitação e consultoria para melhoria da gestão e do resultado. O workshop reuniu gestores e dirigentes do Sebrae e das Federações das Indústrias dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que participam do projeto. O projeto prioriza os setores de máquinas e equipamentos, produtos químicos, petróleo e gás, seguindo-se os de madeira e móveis, produtos alimentícios e metalurgia.
Com informações do Sebrae