Rua Dr. Munhoz da Rocha, 376 - 3º andar
(42) 3422-1780
84.500-970 - Irati/PR
maria.carvalho@fiepr.org.br
Cerca de 500 pessoas prestigiaram, no dia 18 de maio, em Ponta Grossa, a solenidade que abriu a Semana da Indústria 2015. Promovida pela Fiep, a cerimônia foi marcada pela reflexão sobre o difícil momento atravessado pela indústria e pela economia brasileira, além da necessidade de fortalecimento do associativismo.
Mas houve espaço para comemorações, com homenagens a industriais que se destacam por sua atuação em prol do setor. Nos Campos Gerais, a Fiep entregou a Medalha do Mérito Industrial aos empresários Hudson da Cunha Zanoni e João Ferreira Dias Filho.
Homenageados
Nos Campos Gerais, os empresários que receberam a Medalha do Mérito Industrial do Paraná têm histórias marcadas pelo empreendedorismo.
Nascido em Ponta Grossa, em 1947, Hudson da Cunha Zanoni graduou-se em Engenharia Civil e Matemática pela Universidade Federal do Paraná, em 1972. Dedicou toda sua carreira profissional à engenharia. Em 1974, fundou a Unisul Projetos e Construções Ltda. Exerceu também cargos na vida pública. De 1972 a 1975, foi diretor do Departamento de Urbanismo da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. De 1989 a 1993, foi diretor-presidente da Companhia de Habitação do município. Além disso, atuou como docente no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa, de 1976 a 1993.
“Foi uma surpresa extremamente agradável a notícia de que eu seria um dos homenageados”, afirmou Zanoni. “Recebi com muito orgulho essa homenagem, mas consciente de que ela traz a responsabilidade adicional de continuar me esforçando para nunca desmerecê-la. Tenho grande orgulho daquilo que criei e realizei durante esses 42 anos da Unisul e compartilho essa homenagem com todos os que nos acompanharam nessa caminhada: funcionários, clientes, parceiros e meus familiares”, afirmou.
Zanoni foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial do Paraná pela coordenadoria regional da Fiep em Ponta Grossa e por sete sindicatos industriais com representação na região: Sindimetal, Sindirepa, Sindpancg, Sindiminerais, Sindimadeira, Sindicer Norte/PR e Sinduscon/PR.
João Ferreira Dias Filho nasceu em Santo Antonio da Platina, em 1940. Médico especialista em cirurgia abdominal, em 1967 escolheu a pequena cidade de Mallet, na região dos Campos Gerais, para morar e exercer sua carreira. Em pouco tempo transformou o hospital da cidade em uma referência para toda a região. Na época, sem contar com o SUS ou planos de saúde, o atendimento aos mais carentes muitas vezes era feito de forma gratuita.
Na década de 1970, o médico decidiu investir na compra de terras e no plantio de pinus. Tornou-se empresário fundando a SEPAC, uma das maiores fabricantes de papéis sanitários do Brasil. Sempre tendo em mente a preservação da natureza e o bem estar de funcionários e da comunidade vizinha, mantém, por meio de sua empresa, vários projetos de responsabilidade social.
O médico e empresário agradeceu à Fiep pela homenagem e ressaltou a importância que a atual gestão da entidade dá para o fortalecimento da indústria do interior do estado. “A Fiep para mim mudou de uma forma bastante interessante. Na administração atual, uma marca registrada é a letra ‘i’, que representa a indústria e o impulso, mas que dá também grande relevância ao interior”, declarou.
João Ferreira Dias Filho foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial do Paraná pela coordenadoria
regional da Fiep em Irati e pelo Sindicato da Indústria de Papel e Celulose (Sinpacel).
Com informações da Agência Fiep