Rua Dr. Munhoz da Rocha, 376 - 3º andar
(42) 3422-1780
84.500-970 - Irati/PR
maria.carvalho@fiepr.org.br
O presidente do Serrarias Irati, Estanislau Fillus, participou do lançamento da Semana da Indústria, em Ponta Grossa, e elogiou a iniciativa da Fiep em levar o evento pelo interior. Fillus lembrou também que entre os homenageados está o médico João Ferreira, indicado para o recebimento da Medalha de Mérito Industrial pela coordenadoria regional da Fiep em Irati.
Confira a entrevista de Fillus sobre a Semana da Indústria.
Boletim da Indústria - Como o senhor recebe esta iniciativa da Fiep em levar para o interior o lançamento da Semana da Indústria e as homenagens aos empreendedores?
Estanislau Fillus - É um momento muito especial que nós estamos vivendo aqui em Ponta Grossa com a homenagem desses dois grandes empresários. Eu fiquei muito feliz quando soube que uma das homenageadas era a Sepac. Devemos continuar acreditando e não desanimar com o que está acontecendo no país.
Mesmo nesse período difícil a indústria tem conseguido cumprir seu papel?
Neste momento não podemos desperdiçar. A palavra dispersão está tendo muita importância e em nosso país temos que ficar todos unidos em prol de um Brasil melhor para superar a dificuldade dessa crise política, que se somou à crise financeira. Isto está trazendo um saldo negativo, mas com empresários otimistas com certeza sairemos dessa.
O setor da madeira também esta sofrendo como os outros setores?
Como nosso país é grande, existem muitos setores prejudicados, como metalúrgicas e a indústria automotiva. Mas o setor da madeira vive um momento diferenciado, pois o dólar um pouco mais alto dá condições aos exportadores da madeira de compensados de placas, por exemplo, que conseguem viver um momento mais tranquilo. O que pode nos prejudicar no futuro é o aumento da energia nestes primeiros meses do ano. Mas podemos dizer que o setor da madeira se superou e os resultados atenderam às expectativas dos empresários.