Rua Dr. Munhoz da Rocha, 376 - 3º andar
(42) 3422-1780
84.500-970 - Irati/PR
maria.carvalho@fiepr.org.br
Formar bons líderes é um desafio. As mudanças na sociedade contemporânea são constantes e cada vez mais velozes. “Com isso, as lideranças precisam estar alinhadas a cada um desses movimentos para criar um clima de desenvolvimento saudável nas indústrias. Nesses ciclos de mudanças vemos que a questão do ‘saudável’ em relação ao clima organizacional gera nos líderes uma busca pelo equilíbrio entre metas e possibilidades; cria vínculos positivos onde o valor confiança esteja na base da relação; estabelece o diálogo para aproximar as pessoas e resolver conflitos; e facilita uma cultura interna de equilíbrio auxiliando na gestão do estresse”, diz José Antonio Fares, superintendente do Sesi e do IEL no Paraná.
Os líderes são o alicerce dos valores da organização e a eles compete instigar e desafiar, mas, também, escutar, dialogar, compreender e contribuir para ajustar e/ou estabilizar um quadro de colaboradores competentes e comprometidos. Por isso, uma boa liderança também é uma estratégia para reter os talentos da indústria. “Entendo que o turnover, além dos fatores mais materializáveis que conhecemos relacionados à falta de liderança, também está ligado à questão dos valores da cultura organizacional. Os líderes, por consequência, acabam sendo porta-vozes desses valores. Atualmente, os valores mais reforçados têm muito mais a ver com movimento, troca, mudança, busca de desafios do que com a permanência, a consistência, o equilíbrio”, analisa o superintendente.
Formação de líderes
Atenta à importância da liderança nos resultados da indústria, o Sistema Fiep oferece por meio da Escola de Gestão da Indústria o “Programa de Liderança”, um curso de extensão para capacitar os profissionais nas funções de supervisão, coordenação ou gerência júnior. “O objetivo é auxiliar os profissionais a refletirem sobre seu papel como líder, suas competências, desafios no exercício da função, atitudes e comportamentos proativos”, aponta Fares.
O programa proporciona a descoberta do estilo de cada líder, comunicação, desenvolvimento da equipe e outros temas correlacionados. O treinamento é dividido em 12 encontros e a metodologia privilegia a autoaprendizagem e atividades práticas que favoreçam a troca de experiências entre os participantes.
Como resultado, o curso visa preparar profissionais para o exercício da liderança. Uma boa liderança resulta em diversos resultados positivos na organização, entre eles, um maior comprometimento e desempenho das equipes.
A Escola de Gestão da Indústria também disponibiliza especializações com foco em gestão, como: MBA Executivo em Controladoria e Finanças, MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, LLM em Direito Empresarial Aplicado, e o MBA em Gestão e Planejamento Energético.
Para mais informações sobre a agenda de cursos de extensão e pós-graduação, acesse o endereço eletrônico www.faculdadesdaindustria.org.br ou entre em contato pelo telefone (41) 3271-7654.