Rua Dr. Munhoz da Rocha, 376 - 3º andar
(42) 3422-1780
84.500-970 - Irati/PR
maria.carvalho@fiepr.org.br
O presidente do Sindimadeira Irati, Estanislau Fillus, esteve presente, no dia 20 de junho, na reunião conjunta do Conselho Setorial da Madeira da Fiep, realizada no Grande Hotel de Guarapuava. O evento teve como finalidade demonstrar os serviços da entidade e debater o desenvolvimento do setor industrial paranaense.
Participaram do encontro representantes de 97 empresas e 11 sindicatos industriais do setor de móveis e madeira de todo Estado. Foram abordados assuntos como potenciais e dificuldades do setor florestal.
Durante o debate, os empresários apontaram temas como altas taxas de juros; política cambial e seus efeitos nas exportações; substituição tributária, que implica no recolhimento antecipadamente o ICMS na produção; e os impactos do novo Código Florestal. A interferência da nova legislação na atividade madeireira foi esclarecida durante palestra feita pela consultora Mônica Breda.
O presidente do Sindimadeira Irati aponta que o encontro foi de extrema importância para o setor, porque trouxe objetivos que, assim que alcançados, trarão benefícios aos madeireiros. "A parceria com o governo do Estado em construir casas de madeira para serem financiadas trará um aumento significativo tanto na produção e venda como na geração de empregos e, se somados à possível redução dos impostos, vai possibilitar um imenso progresso aos empresários" comenta.
O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, colocou a entidade à disposição dos empresários para auxiliar o setor florestal a enfrentar as questões debatidas, pois o setor é importante e necessita de incentivos por meio do Sesi, Senai e IEL para continuar em desenvolvimento.