Rua Dr. Munhoz da Rocha, 376 - 3º andar
(42) 3422-1780
84.500-970 - Irati/PR
maria.carvalho@fiepr.org.br
A indústria de móveis continua apostando em crescimento. Pelo menos é isso o que indicam os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam para a expansão das vendas, no comércio varejista, de 18% nos seis primeiros meses deste ano. O dado, por mais que não seja tão preciso, já que engloba, além dos móveis, os eletrodomésticos, é confirmado pela expansão da produção industrial do setor que, entre janeiro e maio, variou positivamente em 13,15%.
No Paraná, a indústria moveleira teve queda nos dados gerais no acumulado entre janeiro e maio de 3,51%, mas, mesmo negativo, o dado já é bem melhor do que os 15,7% negativos do período entre janeiro e abril, que tinha deixado as empresas do setor em alerta. A recuperação, de acordo com os dados do IBGE, deve-se à expansão alcançada entre abril e maio, que foi de 12,31%. A oscilação, no entanto, parece não tirar dos empresários as projeções positivas para o futuro. Isso porque a indústria moveleira paranaense continua empregando mais. Entre janeiro e maio, 6.493 novos trabalhadores foram contratados pelo setor.
Um dos motivos para esta aposta é o crescimento das exportações. Mesmo tendo passado por altas e baixas expressivas no período, as vendas internacionais de móveis este ano acumulam alta de 1,68% no Paraná. Entre outros fatores que animam a indústria moveleira estão o boom da construção civil, o aumento dos incentivos ao programa Minha Casa Minha Vida, além de ações focadas na redução de tributos e desburocratização.